Prepare-se para a

Entrevista On-line

Foi chamado para aquele processo seletivo ou aquela entrevista tão desejada, mas não está acostumado a fazer on-line? A gente te ajuda!

 

Ao longo dos últimos anos, entrevistas e processos seletivos on-line se tornaram mais comuns, principalmente para quando a seleção não abrange somente pessoas que estão no local em que a vaga está sendo aberta. Porém, em um mundo atingido pelo COVID-19 vimos essa prática se estender também para pessoas que estão até no mesmo bairro!

A entrevista de estágio ou emprego on-line pode ter o diferencial de ser não-presencial, mas a gente sabe que isso não significa que o nervosismo não está presente. E para nos tranquilizarmos, é sempre bom saber as possibilidades do  que poderá ocorrer nesse momento.

 

 

 

O primeiro passo, que é a escolha da plataforma utilizada (Skype, Google Meet, etc...), na grande maioria das vezes ê feito pela empresa que vai te entrevistar e já nesse momento - em que ela marcar o dia e o horário - você costuma ter mais algumas informações, como a necessidade de preparar alguma apresentação ou atividade especifica para a data.

As entrevistas individuais podem ocorrer com um ou mais entrevistadores, mas não se preocupe! Elas tendem a ser no mesmo formato tradicional, voltado para uma conversa. 

Caso esteja participando de um processo seletivo maior, com uma fase inicial em grupo, ela poderá ocorrer em formatos um pouco mais distantes da versão física. Algumas das possibilidades são:

  • Versão fiel (porém on-line) da dinâmica em grupo tradicional. Neste estilo, você pode esperar o formato mais conhecido com: uma explicação inicial do avaliador, apresentação rápida individual e atividade a ser completada em grupo durante o tempo definido para a entrevista/dinâmica. Neste caso, ou a chamada já se inicia com um número certo de participantes para a atividade em grupo, ou os participantes serão divididos em salas separadas, com avaliadores observando o desenrolar de cada uma.

  • Outra opção é uma mistura da versão acima com uma atividade a ser entregue "fora" do horário da entrevista. Ou seja, algumas decisões serão tomadas em meio a vídeo chamada e outras fora. Dessa forma, os avaliadores podem até mesmo pedir entregas individuais a partir do que foi combinado com o grupo - uma apresentação, documento ou até mesmo vídeo, por exemplo.                                                                  

  • Há ainda um estilo que não exige a chamada de vídeo, utilizando aplicativos como WhatsApp ou Telegram. Neste modelo de dinâmica é combinado um horário para todos os candidatos estarem on-line, o avaliador passará tarefa e observará o grupo durante um período de tempo combinado. A entrega pode ser feita ao final da dinâmica ou em uma data posterior (em grupo ou individual).

Agora que você já sabe o que poderá acontecer quando fizer o log in, vale se preparar, assim como para outra qualquer entrevista. E os conselhos universais valem sim para esse outro formato! Então, não esqueça de: dar aquela preparada na memória, organizando as experiências profissionais passadas na sua mente; fazer a lição de casa e se inteirar do ramo e atividades da empresa em qual você deseja trabalhar - tanto para responder as perguntas como para fazer as suas; e acima de tudo: ser você.
 

Com isso em mente vale a pena se preparar também para os pontos diferentes deste modelo de entrevista. Pensando nisso organizamos algumas outras dicas para você estar ainda mais tranquilo na hora que ligar a câmera do computador:

O que esperar?

Preparando o terreno

Antes do horário agendado com o seu entrevistador não esqueça de testar sua conexão com a internet - se possível vá até o lugar com melhor sinal do wifi dentro de sua casa ou até mesmo conecte o cabo de internet do computador diretamente no modem para evitar aqueles "congelamentos" na tela em meio a sua entrevista.

Outra ponto importante é testar o equipamento (computador, celular....) e software que será utilizado (Skype, Zoom, Google Meet...). Confira se o áudio e vídeo estão funcionando - uma ligação rápida de teste com um amigo, pode te ajudar a não passar perrengue na hora H.

Por fim, lembre-se de controlar ao máximo as possíveis distrações -  avise todos que estão em casa o horário em que estará na entrevista para evitar interrupções, desligue demais aparelhos eletrônicos e outros abas do computador - e caso divida a casa com um animalzinho de estimação, veja a possibilidade de deixá-lo em um ambiente separado.

Apresentação

As regras de formalidade na questão do vestuário costumam ser um pouco mais relaxadas no mundo online , porém, ainda vale a regra de ouro das entrevistas: pesquisar qual o "código" informal da empresa para a qual você está concorrendo a uma vaga e busque segui-lo.

E o visual aqui não se estende somente ao candidato, é importante também pensar com antecendência qual será o ambiente em que você estará - busque um local claro, sem muitos ruídos ou distrações ao fundo. Na dúvida, fique de costas para uma parede, assim é mais fácil de controlar o que aparece na câmera! 

Aproveite o controle!

Uma das maiores vantagens deste tipo de processo seletivo para o candidato é o maior controle que ele tem do ambiente e dos possíveis imprevistos, então, não esqueça de usar isso ao seu favor!

Ter ao seu lado seu currículo impresso pode ajudar como "cola" na hora de falar sobre você, por exemplo. Ou ainda, anote aqueles pontos que você acha essenciais e costuma esquecer. Mas claro - sem ler frases inteiras em frente à câmera!

E já que o jogo é em casa, aproveite e faça seu login com ao menos 10 minutos de antecedência, assim haverá tempo de resolver qualquer imprevisto que surja naqueles últimos minutos antes de entrar em campo.

Por fim, já deixe um copo de água por perto, coloque suas pantufas favoritas e relaxe!